Ter um Aquário Ajuda a Baixar o Estresse

Não acredita? Durante anos, dentistas e outros médicos instalaram tanques de peixes em suas salas de espera, na esperança de acalmar pacientes estressados antes de irem para a broca ou estetoscópio.

Recentemente um estudo mostrou pela primeira vez que olhar para os peixes nadando realmente diminui a pressão arterial e reduz os batimentos cardíacos. Na primeira investigação desse tipo, especialistas do Aquário Marinho Nacional, da Universidade de Plymouth avaliaram as respostas físicas e mentais das pessoas a aquários que contêm níveis variados de peixes.

aquário de peixes tropicais

Mesmo vendo um tanque vazio com apenas pedras e plantas reduziu a frequência cardíaca em 3%. Porém, quando os peixes foram introduzidos, a frequência cardíaca caiu 7%. Observar peixes também reduziu a pressão sanguínea em 4%.

Ou seja, este estudo veio demonstrar aquilo que a maioria de nós já sabíamos por experiência própria: olhar para um bonito aquário tropical cheio de peixes e plantas ajuda a relaxar e acalma qualquer pessoa estressada. O mais certo é que você mesmo já tenha passado alguns minutos, ou horas, a olhar para um bonito aquário sem se aperceber do passar do tempo e, quando acabou, sentiu-se mais calmo e concentrado. Certo?

E se o aquário for nosso, se formos nós mesmo a cuidar da manutenção do aquário, o prazer de olharmos depois para ele é muito superior e muito mais relaxante. Se ver um aquário bonito já é calmante, ver uma criação nossa é muito mais interessante, porque para além do prazer de ver os peixes sentimos o prazer de saber que foi construído por nós mesmos.

Todos os humanos são orgulhosos e gostam de exibir qualquer coisa que façam bonita, quer seja a nível profissional como particular. Ter um aquário de peixes tropicais em casa tem o efeito de servir de terapia para nós – ao cuidarmos dele e ao observa-lo – e de orgulho quando alguém vai a nossa casa e fica parado a olhar para o nosso aquário. O orgulho é enorme!

Os aquários têm um efeito calmante superior aos dos cães

As pessoas encontram apoio emocional em cães, gatos, pequenos roedores e até pássaros, mas há um tipo de animal de estimação que foi subestimado: os peixes.

Os peixes não vão buscar o jornal da manhã ou estarão à sua espera à porta quando chegar, mas especialistas em animais aquáticos da Fish Keeping World descobriram que possuir peixes pode reduzir o estresse e fazer melhorias gerais na saúde mental, tanto do cuidador como do resto da família cuja casa se encontra o aquario.

Até um pequeno aquário pode ter esse efeito super calmante.

Cuidar de aquário de peixes

O gerente do site Fish Keeping World, Robert, quer espalhar a mensagem de que os animais aquáticos têm uma qualidade significativa que naturalmente ajuda a melhorar o bem-estar de uma pessoa apenas a observá-los.

Ele compilou dados relacionados à saúde mental nos EUA e aplicou isso a estudos feitos sobre os benefícios emocionais e psicológicos de possuir um aquário de peixes, e os resultados sobram espetaculares.

Os peixes revelaram-se uma excelente terapia para pessoa normalmente estressadas (por problemas do dia a dia) e também em pessoas que sofriam com problemas mentais. A conclusão foi que ter peixes como animais de estimação é benéfico para a saúde mental de qualquer pessoa, doente ou não.

Com cerca de 1 em cada 5 adultos nos países ocidentais lutando com doenças de saúde mental, é de admirar que manter animais de estimação não seja mais amplamente recomendado como uma maneira legítima de ajudar a melhorar a saúde dessas pessoas.

Mas o que muitas pessoas ainda não perceberam é que não são apenas os animais de estimação peludos, como os cães e gatos, que nos proporcionam grandes benefícios à saúde. Possuir um aquário de peixes traz o mesmo, se não mais, benefícios para a saúde psicológica do que manter outros animais de estimação mais tradicionais.

Provou-se que manter peixes melhora a saúde mental e também ajuda a reduzir a ansiedade. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Plymouth descobriu que apenas observar peixes em um aquário levou a reduções visíveis na pressão sanguínea e na frequência cardíaca do participante, como citado antes, por isso está cientificamente comprovado que um aquário tropical reduz o estresse.

Aquário de peixe Beta

Conclusão

Há, portanto, uma boa razão pela qual as pessoas costumam encontrar aquários cheios de peixes coloridos na sala de espera dos consultórios médicos, principalmente nos dentistas. Os profissionais de saúde usam aquários bonitos para ajudar seus pacientes a alcançar uma sensação de calma antes da consulta. Também há lares de idosos que utilizam aquários. Há evidências de que peixes de cores vivas ajudam a evitar comportamentos perturbadores em pessoas com Alzheimer e outros problemas psicológicos, fazendo com que se sintam mais serenas e menos propensas a explosões de agressividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *