Os Melhores Alimentos para uma Alimentação Saudável

Ingerir comida saudável não significa que você estará comendo pratos deliciosos e bonitos; Quando você come alimentos realmente saudáveis, ajuda a melhorar a sua saúde geral, seja construindo músculos, fortalecendo os ossos, melhorando a sua concentração mental ou fortalecendo seu coração.

Da próxima vez que você for comprar alimentos para confeccionar, comer num restaurante ou pedir uma entrega de comida já pronta, certifique-se de que sua lista de compras contém o máximo possível de alimentos considerados saudáveis.

Comer uma dieta saudável não tem a ver com limitações rígidas, com a falta de realismo ou com a privação dos alimentos que você ama. Em vez disso, é sobre se sentir bem, ter mais energia, melhorar sua saúde e melhorar seu humor.

Uma alimentação saudável não precisa ser excessivamente complicada. Se você se sente sobrecarregado por todos os conselhos de nutrição e dieta que existem online, nos conselhos das suas amigas e por todo o lado, você não está sozinho. Parece que para cada especialista que lhe diz que determinada comida é boa para você, você encontrará outro dizendo exatamente o contrário.

A verdade é que, enquanto alguns alimentos e nutrientes específicos demonstraram ter um efeito benéfico sobre a sua saúde e felicidade, é o seu padrão alimentar geral que é mais importante. A pedra angular de uma dieta saudável deve ser substituir alimentos processados ​​por alimentos frescos sempre que possível.

Cozinhar a comida da maneira mais próxima possível da forma como a natureza a fez pode fazer uma enorme diferença na maneira como você pensa, olha e sente. Uma dieta saborosa, variada e nutritiva que é tão boa para a sua mente quanto para o seu corpo.

Cada um dos alimentos a seguir podem ser poucos conhecidos, mas são dos mais saudáveis do planeta possuem poderes especiais de promoção da saúde para levar a uma vida mais saudável e feliz.

Os espinafres

Os espinafres são um excelente fonte de vitaminas A e C e antioxidantes saudáveis para o coração. Uma pequena porção do tamanho de uma xícara deste super vegetal verde tem quase tanta proteína quanto um ovo cozido e apenas metade das calorias.

Certifique-se de cozinhar seu espinafre de preferência em uma sopa para aproveitar as vitaminas que fogem para a agua ou cozido a vapor. Estes métodos de cozimento ajudam a reter as vitaminas e torna mais fácil para o corpo absorver o conteúdo de cálcio do vegetal.

A aveia

Farinha de aveia é uma refeição feita de aveia laminada ou moída e embora não seja muito consumida o interesse na farinha de aveia aumentou consideravelmente nos últimos 20 anos por causa de seus benefícios para a saúde.

Quando uma pesquisa feita nos anos 80 descobriu que o teor de fibra solúvel do cereal ajuda a diminuir os níveis de colesterol, uma “mania de comer farelo de aveia” se espalhou pelos EUA e Europa Ocidental.

Em 1997 outro estudo realizados nos estados unidos concordou que pratos que continham altos níveis de aveia ou farelo de aveia poderiam oferecer vários benefícios cardiovasculares se acompanhados de uma dieta com baixo teor de gordura. Isto foi seguido por outro aumento na popularidade da aveia e aumentou ainda mais o seu consumo.

A aveia é rica em carboidratos complexos, bem como fibras solúveis em água, que retardam a digestão e estabilizam os níveis de glicose no sangue. Aveia é rica em vitaminas do complexo B, ácidos graxos ômega-3, ácido fólico e potássio. A aveia integral contém mais fibras do que as variedades instantâneas refinadas.

Os brócolos

Um talo médio de brócolos contém 100% de sua necessidade diária de vitamina K e quase o dobro da dose diária recomendada de vitamina C – dois nutrientes essenciais para a construção óssea e uma boa saúde em geral.

Os brócolos também ajudam a evitar vários tipos de câncer devido a suas propriedades antioxidantes. A melhor maneira de os confeccionar é cozidos a vapor ou então no micro-ondas, de modo a não perder partes das suas propriedades.

Rebentos do trigo

O germe de trigo é a parte do trigo que germina para se transformar em uma planta – o embrião da semente. O germe, junto com o farelo, é um subproduto da moagem; Quando os cereais são refinados, o germe e o farelo são frequentemente moídos.

O germe de trigo é rico em vários nutrientes vitais, como vitamina E, ácido fólico, tiamina, zinco, magnésio, fósforo, além de álcoois graxos e ácidos graxos essenciais. O germe de trigo também é uma boa fonte de fibras.

Podem ser comprados frescos em muitas lojas da especialidade ou pode colocar o trigo em um recipiente com agua e deixa-lo germinar, aproveitando depois os seus rebentos.

As amoras

As amoras são ricas em fibras, antioxidantes e fitonutrientes. Ao contrário de minerais e vitaminas, fitonutrientes não são essenciais para nos manter vivos. No entanto, eles podem ajudar a manter uma alimentação saudável, a prevenir doenças e manter o corpo funcionando corretamente.

De acordo com um estudo realizado na Harvard Medical School, os adultos mais velhos que comem muitas amoras e morangos são menos propensos a sofrer de declínio cognitivo, em comparação com outras pessoas de sua idade que não o fazem.

O consumo regular de amoras pode reduzir o risco de hipertensão devido aos compostos bi ativos da baga, antocianinas.

O abacate

Comer apenas um ou dois abacates por semana dá-lhe todo o benefício de gorduras monoinsaturadas saudáveis, vitamina B6 e muito ácido fólico. Na época desta fruta aproveite para a consumir com frequência, pois irá trazer-lhe muitos benefícios.

As beterrabas

Bom para o cérebro e excelente para baixar a pressão sanguínea, a humilde beterraba é frequentemente ignorada como um dos alimentos mais saudáveis da Terra. O vegetal de raiz colorida é muito rico em ácido fólico, magnésio e vitamina C.

Embora os alimentos descritos acima sejam geralmente pouco consumidos e sejam de uma grande importância para a manutenção de uma vida saudável e feliz uma boa alimentação não é apenas comer muito destes super alimentos. Uma boa dieta deve ser o mais variada possível.

Inclua os cinco grupos alimentares na sua dieta

Não é difícil incluir alimentos dos cinco grupos de alimentos nas suas refeições. Algumas sugestões incluem:

1 – Legumes e Vegetais

Vegetais crus ou cozidos podem ser usados ​​como lanche ou como parte do almoço e jantar. Certos legumes e saladas podem ser usados ​​como recheio de sanduíche, e uma sopa de legumes pode fazer uma refeição saudável.

2 – Fruta

A fruta é muito saudável e fácil de transportar como um lanche e pode ser incluído na maioria das refeições. Por exemplo, experimente uma banana com seu cereal matinal, uma maçã para o chá da manhã e adicione algumas frutas no seu iogurte para um lanche da tarde.

Recomenda-se fruta fresca ou sumo de fruta e frutos secos. O suco de fruta contém menos fibras do que frutas frescas e frutas secas, mas são fontes mais concentradas de açúcar e energia.

3 – Pão, cereais, arroz e macarrão

Adicione arroz ou macarrão aos legumes para uma refeição completa. Existem muitas variedades para experimentar. Sempre que possível, tente usar cereais integrais em pães e cereais.

4 – Carne magra, peixe, aves e ovos

Todos estes podem fornecer proteína. É fácil incluir uma mistura de proteína em lanches e refeições. Tente adicionar carne magra ao seu sanduíche ou um punhado de nozes como um lanche. Você também pode adicionar estas carnes com leguminosas em sopas para uma refeição ainda mais saudável e completa.

5 – Leite, iogurte e queijo

Tente adicionar iogurte ao cereal matinal em vez de leite de vez em quando, ou usando queijo cottage como recheio de sanduíche. Queijo parmesão ou queijo cheddar podem ser usados junto com vegetais a cozer no vapor ou em uma salada. Use principalmente produtos com baixo teor de gordura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *