As Melhores Cobras para Iniciantes

As cobras geralmente não são muito comuns entre os animais de estimação, mas também têm muitos adeptos. Ao contrário do que muitos de nós acreditamos, uma cobra não é um animal de estimação de manutenção difícil. Obviamente que isso dependerá das espécies em questão.

Neste artigo vamos falar sobre as espécies de cobras mais fáceis de manter em cativeiro, ideais para iniciantes, e dar alguns conselhos sobre os cuidados com elas. Para quem não tem experiência com cobras, é aconselhável começar com espécies que requerem pouco cuidado e são fáceis de manusear, como as descritas a seguir:

Cobra de milho

Cobra do Milho

É uma espécie pouco agressiva e pequena, que atinge cerca de 130 cm de comprimento e possui belos padrões coloridos, que variam de laranja brilhante a amarelado. É a melhor espécie de cobra para iniciantes porque é fácil de encontrar à venda e com tem manutenção muito barata.

A cobra de milho (Pantherophis guttatus) é a cobra de estimação mais popular, por ser pequena, dócil e não venenosa. Uma cobra solitária que vive em lavouras de milho na América e México. Um tipo de cobra que geralmente é mais ativo à noite ou ao amanhecer e anoitecer. São cobras terrestres mas alpinistas, porque escalam árvores para procurar comida.

Esta espécie de cobra tem como regra um corpo amarelo com um padrão de triângulo laranja com bordas pretas. Eles geralmente têm entre 70 e 130 cm de comprimento e têm uma expectativa de vida bem longa, de cerca de 20 anos.

As cobras de milho toleram ser manuseadas, mesmo por períodos prolongados. Elas são fáceis de cuidar mesmo por pessoas com pouca experiência e podem ser mantidas em um pequeno terrario, mesmo após a idade adulta.

As cobras de milho gostam de cavar e se esconder. Portanto, é melhor incluir um substrato solto, como chips de álamo, e pelo menos duas caixas de couro dentro do seu terrario para esse fim.

Python real

Dentro de toda a variedade de cobras, existem algumas que podem ser perfeitas para ter em casa. Entre elas, temos algumas pítons, que, apesar de existirem tipos muitos diferentes, existem algumas que podem ser adquiridas como animal de estimação com muita facilidade.

A cobra python real, ao contrário de outras espécies de pythons, não excede um metro e meio de comprimento. É também uma espécie calma muito fácil de encontrar em lojas de animais, pelo que se torna ideal para donos de cobras principiantes.

O python real (Python regius), também chamado de python de bola porque se enrola por causa de sua timidez, é uma espécie de cobra popular por sua variedade de cores e por ser de fácil manuseio.

Um python real pode medir apenas 90 a 150 cm de comprimento e, apesar cerca de 1,5 kg, além disso, eles têm uma expectativa de vida que geralmente ronda os 20 ou 30 anos de idade. Têm um padrão preto com padrões acastanhados ou dourados e manchas dorsais. É também um réptil de hábitos noturnos, como a espécie anterior.

A cobra Pitão-indiana

CobraPyton

Outra boa cobra piton para iniciantes com cobras é o píton indiana (Python molurus). Este réptil é originário da Ásia, da região da Tailândia, Vietnã, sul da Índia e China e é muito dócil e fácil de manusear. A única desvantagem é seu tamanho, que pode medir cerca de 5 metros e meio, o que pode levar a ser um grande obstáculo para quem não tenha espaço suficiente para a manter.

Quando são pequenas, podem ser mantidas em um terrario normal, com uma fonte de calor para controlar a temperatura, pois deve estar entre 20 e 28 graus. Lembre-se também de que as escamas são sempre lisas e brilhantes.

É recomendável acostuma-los desde pequenas a serem manuseados por pessoas, devido a que na idade adulta atingem tamanhos muito grandes e, se não estiverem habituadas ao toque humano podem-se tronar complicadas.

A python da Índia é uma espécie de cobra fácil de manusear, que requer pouco cuidado, mas que requer muito espaço. É uma cobra muito sociável, noturna e não venenosa, que mata sua presa por estrangulamento.

Este réptil tem geralmente entre 3 e 5 metros de comprimento e pode chegar a pesar 95 kg. A cor desse tipo de cobra é baseada em preto e castanho, com de tons mais claros, como o amarelo. Uma classe de cobra muito popular e bonita é o python albino, uma subespécie da python da Índia.

Na natureza, esta espécie vive em áreas próximas a rios ou áreas pantanosas; portanto, gosta de tomar banho e submergir por vários minutos; portanto, você deve ter um local onde ela possa fazê-lo. Este grande réptil tem uma expectativa de vida de cerca de 10 anos em cativeiro, embora tenha havido casos de pytons indianas que viveram 20 anos ou mais.

Como Cuidar destas cobras

Embora estas sejam as cobras mais aconselháveis para principiantes todas elas requerem alguns cuidados de manutenção e higiene para que o nosso animal de estimação viva feliz e saudável e você deve aprender os cuidados básicos que lhe deve proporcionar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *