As Frutas Mais Saudáveis

Antes de apresentarmos a nossa lista de frutas mais saudáveis, é importante ter uma compreensão aproximada do que faz de uma determinada fruta uma escolha de destaque. Por isso, pedimos a especialistas em nutrição alguma perspectiva.

Eu tenho a tendência de encorajar frutas com alto teor de fibra e açúcar, mas como o açúcar é prejudicial à saúde pode ser preciso reduzir o tamanho das porções. Também vale a pena notar que misturar frutas em um liquidificador de batidos quebra sua fibra insolúvel, e assim permite que seu corpo absorva muito mais açúcar em um período de tempo muito mais curto.

As lâminas da máquina cortam longos fios de fibra insolúvel em pedacinhos e embora você ainda consiga todas as vitaminas e nutrientes da fruta, é preciso ter cuidado com o excesso de batidos porque faz aumentar o açúcar no sangue.

Idealmente, você também deve consumir frutas no contexto de uma refeição equilibrada ou lanche que também forneça proteínas e/ou gorduras, pois embora as frutas e vegetais sejam dos alimentos mais saudáveis o nosso organismo precisa igualmente de outros nutrientes que eles não nos conseguem dar nas proporções diárias necessárias.

As frutas coloridas são as melhores, quanto mais coloridas melhor. O sistema imunológico da fruta está em sua pele na forma de pigmentos fitonutrientes escuros. Estes fitonutrientes (por exemplo, antocianinas em mirtilos e carotenóides em alperces) protegem os frutos dos estressores ambientais, como os raios UV do sol e os insetos, e são também eles que transmitem muitas das poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias das frutas.

Esses fitoquímicos enfatizam nossas próprias células de maneiras saudáveis que estimulam as defesas antioxidantes do nosso próprio sistema imunológico contra ameaças como a inflamação, o câncer e o envelhecimento precoce.

Algumas plantas também evoluíram para conter fitonutrientes que conferem um sabor aguçado às suas frutas, a fim de afastar os predadores (por exemplo, o sabor das framboesas ou o das romãs). Assim como os pigmentos fitonutrientes, esses compostos normalmente indicam um depósito mais rico de micronutrientes e fitonutrientes que funcionam como poderosos antioxidantes uma vez ingeridos pelos humanos.

Mas tendo em conta que você está a pensar em comer frutas inteiras e quer saber quais as melhores aqui fica uma lista das frutas mais saudáveis e das suas propriedades:

Maças

Maçãs

Uma maçã por dia pode de fato manter o seu cardiologista afastado. Evidências mostram que o consumo frequente de maçã pode reduzir o colesterol total, o que pode ajudar a reduzir fortemente o risco de doença cardíaca.

Isso graças aos compostos fenólicos, compostos antioxidantes que ajudam a promover a função celular saudável e o fluxo sanguíneo adequado, encontrados nas peles de maçã. A combinação de vitamina C, fibra e fitoquímicos faz das maças um frutos ideal para toda a família.

Mas devem ser comidas inteiras (com a casca) pois algumas das suas melhores propriedades encontram-se na casca.

Manga

Mangas

A manga é uma das frutas mais populares e nutricionalmente ricas que se pode comer no verão, com qualidades únicas de sabor, fragrância e saudável, tornando-se numa das melhores entre os novos alimentos funcionais, muitas vezes rotulados como “super frutas”.

A mango tem diferentes formas e tamanhos, dependendo do tipo de cultivo. Internamente, sua carne (mesocarpo) é suculenta, de cor laranja-amarelada, com numerosas fibrilas moles irradiando-se de sua forma plana e oval, envolvendo uma única grande semente em forma de rim.

Seu sabor é agradável e rico; tem um sabor doce com uma acidez suave. Uma manga de alta qualidade deve apresentar pouca composição de fibras e acidez mínima. A manga é uma excelente fonte de vitamina A e flavonóides como β-caroteno, α-caroteno e β-criptoxantina. 100 g de frutas frescas fornecem 25% dos níveis diários recomendados de vitamina A.

Juntos; estes compostos são conhecidos por terem propriedades antioxidantes e são essenciais para a visão.

Faça batidos de manga para ter um delicioso frutos refrescante tropical no verão, repleto de vitamina C, potássio e betacaroteno. Também pode fazer espetos cheios de quadradinhos de manga e carregar a geladeira ou o freezer, para que eles estejam sempre à mão quando você precisar de se refrescar.

Kiwis

Os kiwis, nativos do norte da China, chegaram pela primeira vez à Nova Zelândia na virada do século XX; Era então conhecida como a groselha chinesa e depressa se espalharam pelo mundo inteiro.

O consumo desta fruta está associado a uma redução do risco de doenças cardíacas, diabetes, câncer e muitas outras doenças.

Estudos mostraram que o aumento do consumo de alimentos vegetais, como o kiwi, diminui o risco de obesidade e mortalidade geral.

Além da vitamina C, potássio e antioxidantes que você obterá do kiwi, a combinação de ácido fólico, magnésio e vitaminas do complexo B também encontradas nesta fruta pode ajudar você a relaxar.

Algumas pesquisas associam o consumo de kiwi como uma boa fruta para ingerir antes da hora de dormir, facilitando o sono!

Morangos

Os morangos são uma fruta vermelha e suculenta com alto teor de água. As sementes fornecem muita fibra dietética por porção. Morangos contêm também muitas vitaminas e minerais saudáveis.

De particular interesse, eles contêm antocianinas, que são flavonóides que podem ajudar a melhorar a saúde do coração e a circulação sanguínea. A fibra e o potássio nos morangos também podem sustentar um coração saudável, que para além de evitarem a possibilidade de ataques cardíacos têm a particularidade de ajudar os homens que sofrem com problemas de ereções fracas.

Os morangos também contêm um flavonóide chamado quercetina que é um composto anti-inflamatório natural.

Em um estudo, as pessoas que comeram três ou mais porções de morangos e mirtilos por semana, ambas conhecidas por seu alto teor de antocianina, tiveram menor risco de ter um ataque cardíaco do que aquelas com menor consumo destas frutas.

Abacaxi | Ananas

Abacaxi

O Abacaxi (Ananas comosus) é uma fruta tropical incrivelmente deliciosa e saudável. Original da América do Sul, onde os primeiros exploradores europeus o nomearam de ananás após sua semelhança com uma pinha.

Esta fruta popular é muito rica em nutrientes, antioxidantes e outros compostos úteis para a saúde humana, como enzimas que podem combater a inflamação e doenças cardiacas.

Abacaxi e seus compostos têm sido associados a muitos benefícios para a saúde, incluindo a digestão, aumento da imunidade e acelerando a recuperação de cirurgias e outras feridas.

Entre as frutas tropicais, o abacaxi é uma das melhores, de alta nutrição. Cerca de 250 ml copo de abacaxi fornece 131% da ingestão diária de referência de vitamina C e 76% de manganês.

O abacaxi também contém bromelaína, uma mistura de enzimas conhecidas por suas propriedades anti-inflamatórias e capacidade de digerir proteínas. Estudos em tubo de ensaio e em animais sugerem que a bromelaína pode ajudar a proteger contra o câncer e o crescimento de tumores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *